terça-feira, 5 de junho de 2012

Artesã mateense é destaque no 1º Catálogo do Artesanato Capixaba



A secretária de Turismo Andrea Salazar acompanha dos artesãos Weslei, Angela e Hosana, no lançamento do Catálogo
O 1º Catálogo do Artesanato Capixaba lançado na última quinta-feira (24) destaca a artesã mateense Antônia Alves dos Santos, popularmente conhecida como “Dona Antonia Paneleira”. A publicação apresenta o trabalho de cerca de 270 artesãos do Espírito Santo entre as mais diversas variedades de produção, como a panela de barro, a cestaria, as rendas de bilro, entre outras manifestações culturais.
O evento, que aconteceu no Palácio Anchieta, contou com a presença do governador Renato Casagrande, do diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo, dos secretários de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, e o de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho do Carmo. A secretária Municipal de Turismo de São Mateus e atual presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo da região do Verde e das Águas (ADETUR), Andrea Salazar, também estava presente no lançamento acompanhada dos artesãos mateenses Weslei, Ângela e Hosana, neta de Dona Antônia.
Uma publicação com 500 páginas, o catálogo contém toda a iconografia, em textos e fotos, que retratam o dia a dia da cultura do artesanato capixaba. Mostra todo o artesanato das 10 microrregiões do Estado retratando ainda, a etnia e a cultura dos povos. O seu lançamento é uma ação do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e tem como objetivo fortalecer, difundir e promover o artesanato capixaba.
Um exemplar do 1º Catálogo do Artesanato Capixaba, assim como outras publicações relacionadas ao Turismo e ao Folclore Mateense e Capixaba, encontra-se na Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Praça São Benedito, 57, Centro – São Mateus-ES, disponível para consultas e pesquisas.

fonte Prefeitura sao mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário