quarta-feira, 6 de junho de 2012

Viva Mulher abre inscrições para Oficina de Confeitaria



Imagem Ilustrativa
A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Qualificação Viva Mulher informa que a partir desta quarta-feira (6) estarão abertas as inscrições para a Oficina de Confeitaria.
Os interessados deverão comparecer na sede do Viva Mulher que fica na Rua Raimundo Guilherme Sobrinho, nº 380, Bairro Boa Vista (em frente à Escola Polivalente), de 8h às 17h. Para efetivar a inscrição é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, CTP, Título e comprovante de residência. Além disso, o curso é destinado para pessoas com idade a partir dos 18 anos.
O curso será ofertado as segundas e terças-feiras e terá a duração de aproximadamente dois meses. Serão ofertadas 20 vagas e cadastros de reserva. O local e horário das aulas ainda não foi definido.
O Projeto Viva Mulher existe há mais de dois anos e capacita profissionais em diversas áreas de trabalho garantindo às famílias do município uma possibilidade de emprego e renda, e a partir de agora passou a ser Centro de Qualificação Profissional. Além disso, a cada dia o Viva Mulher inova os seus cursos/oficinas com o objetivo de atender às diversas solicitações da comunidade mateense.
Mais informações: 3767-8468

fonte prefeitura de são mateus

Semana de Prevenção de Acidentes tem início na segunda-feira



Otoniel Neto, ganhador do concurso de frases promovido pelo setor de Segurança do Trabalho
Na próxima segunda-feira (11) a Prefeitura dá início a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2012. Durante a abertura do evento o ganhador do concurso de frases promovido pelo setor de Segurança do Trabalho.
A programação da SIPAT que vai até a próxima sexta-feira (15), conta com ginástica laboral, sorteio de brindes, palestras, apresentação teatral e outras atividades que acontecerão no CDL.
Confira a programação:

11-06 – Segunda-feira
• 13h30 – Abertura – pronunciamento de autoridades; Premiação do concurso de frases.
• 14h – Ginástica Laboral (Secretaria de Esportes)
• 14h30 - Apresentação Coral (Equipe de Musicalização da Educação)
• 15h – Ações realizadas pela CIPA e Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
• 15h30 – Sorteio de Brindes
• 16h – Lanche

12-06 – Terça-feira
• 13h30 – Ginástica Laboral – Secretaria de Esportes
• 14h – Palestra de Direção Defensiva – Polícia Militar
• 15h – Mudanças do Trânsito da Cidade de São Mateus – Sec. de Defesa Social Nilis Castberg
• 15h30 – Sorteio de Brindes
• 16h – Lanche

13-06 Quarta-feira
• 13h30 – Ginástica Laboral (Secretaria de Esportes)
• 14h – Palestra sobre Saúde do Trabalhador – Dr. Itamar
• 15h – Teatro de Fantoches: Segurança do Trabalho (Setor de formação da Secretaria de Educação)
• 15h30 – Sorteio de brindes
• 16h – Lanche
14-06 Quinta-feira
• 13h30 – Ginástica Laboral (Secretaria de Esportes)
• 14h – Teatro: Você decide (Equipe do CAPS – Secretaria de Saúde)
• 14h30 – Palestra: Saúde Emocional (Psicóloga do CAPS – Secretaria de Saúde)
• 15h30 – Sorteio de Brindes
• 16h Lanche
15-06 Sexta-feira
• 13h30 – Ginástica Laboral – Secretaria Municipal de Esportes
• 14h – Palestra: Preservação do Meio Ambiente (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)
• 14h30 – Teatro: “Da mão ao pé, o corpo é o que não é” (Grupo Teatral Luz In Cena)
• 16h – Sorteio de Brindes
• 16h30 – Lanche
Concurso de Frases
O 3º Concurso de Frases SIPAT promovido pelo setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal teve como tema: A valorização da prevenção, à segurança, meio ambiente e saúde. O vencedor foi o professor de inglês da escola Caic, Otoniel José de Paula Neto, que será premiado na próxima segunda-feira (12) na abertura da SIPAT pela frase: “Com o presente sem segurança o futuro será sem saúde e esperança”.
De acordo com Otoniel sua intenção com frase elaborada é despertar a importância da segurança no ambiente de trabalho. “É importante nos preocuparmos com a segurança no ambiente de trabalho, pois os danos causados com acidentes podem ser para vida toda”, destaca. O professor informou que ideia para frase surgiu da junção de várias palavras que foi colocando numa folha de papel, e disse ainda, estar na expectativa para saber qual será sua premiação.

fonte prefeitura de são mateus

terça-feira, 5 de junho de 2012

Artesã mateense é destaque no 1º Catálogo do Artesanato Capixaba



A secretária de Turismo Andrea Salazar acompanha dos artesãos Weslei, Angela e Hosana, no lançamento do Catálogo
O 1º Catálogo do Artesanato Capixaba lançado na última quinta-feira (24) destaca a artesã mateense Antônia Alves dos Santos, popularmente conhecida como “Dona Antonia Paneleira”. A publicação apresenta o trabalho de cerca de 270 artesãos do Espírito Santo entre as mais diversas variedades de produção, como a panela de barro, a cestaria, as rendas de bilro, entre outras manifestações culturais.
O evento, que aconteceu no Palácio Anchieta, contou com a presença do governador Renato Casagrande, do diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo, dos secretários de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, e o de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho do Carmo. A secretária Municipal de Turismo de São Mateus e atual presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo da região do Verde e das Águas (ADETUR), Andrea Salazar, também estava presente no lançamento acompanhada dos artesãos mateenses Weslei, Ângela e Hosana, neta de Dona Antônia.
Uma publicação com 500 páginas, o catálogo contém toda a iconografia, em textos e fotos, que retratam o dia a dia da cultura do artesanato capixaba. Mostra todo o artesanato das 10 microrregiões do Estado retratando ainda, a etnia e a cultura dos povos. O seu lançamento é uma ação do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e tem como objetivo fortalecer, difundir e promover o artesanato capixaba.
Um exemplar do 1º Catálogo do Artesanato Capixaba, assim como outras publicações relacionadas ao Turismo e ao Folclore Mateense e Capixaba, encontra-se na Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Praça São Benedito, 57, Centro – São Mateus-ES, disponível para consultas e pesquisas.

fonte Prefeitura sao mateus

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Escola 27 de Outubro é campeã geral do Jomim




Estudantes e educadores da Escola 27 de Outubro comemoraram a conquista do Jomim 2012
Entoando gritos de guerra e comemorando com muita empolgação, estudantes da Escola 27 de Outubro fizeram a festa na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto. A escola da rede estadual, que fica na zona rural do Município, foi a campeã geral dos Jogos Mirins Mateenses 2012. A escola levou medalha de ouro em quatro categorias: futebol de areia masculino (6-7 anos e 8-9 anos) e futebol de areia feminino (8-9 e 10-11 anos). A solenidade de encerramento aconteceu dia 31 de maio. No atletismo, o campeão geral foi a EMEF Bom Sucesso.
Presente à solenidade, o prefeito Amadeu Boroto parabenizou todas as equipes participantes. Ele destacou o alto nível da organização, que garantiu o brilhantismo da competição. “Parabenizo pelo empenho das crianças, pela colaboração dos pais, pelo trabalho dos professores e diretores, e pela excelente organização. Vimos que o jogo é a alegria das crianças e o Jomim, muito organizado, nos enche de orgulho” – ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de Educação, Nelson Dias de Andrade Júnior, também elogiou o nível de organização dos jogos. “Tudo ocorreu de forma brilhante, com muita organização e empenho. Destaco, principalmente, a interação que os jogos proporcionam entre estudantes, professores e pais” – frisou. Por sua vez, Patrícia Egídio Malverdi, da Comissão Organizadora, agradeceu a todos pela participação: “Foi tudo feito com muito preparo. Estamos trabalhando na organização há tempos, mas é claro que sempre ocorrem imprevistos. Fizemos o melhor possível”.
Este ano, além dos campeões, todas as crianças participantes foram premiadas com medalhas. O Jomim foi organizado pelo Setor de Eventos e Esportes da Secretaria Municipal de Educação. O resultado completo, com campeões e vices, pode ser conferido em www.educacaosaomateus.com.br, na Seção Downloads.

 

Educação implanta Projeto Liderança nas Escolas



A Secretaria Municipal de Educação implantou o Projeto Liderança nas Escolas. A iniciativa visa à inserção dos estudantes adolescentes na sociedade, além da construção da cidadania. O objetivo é favorecer o desenvolvimento da capacidade de liderança e a formação de representantes conscientes, críticos e articuladores do bem comum.
A SME pretende, assim, abrir espaço para que os estudantes escolham seus representantes de classe e que eles possam desenvolver um trabalho democrático e eficiente, com liberdade de expressão, criatividade e coerência.
A Coordenação Pedagógica da SME está enviando ofício às escolas com detalhes do Projeto. As escolas terão um prazo de dez dias para enviar para a coordenadora Elivania Rodrigues da Silva (Setor de Projetos) os nomes dos dois representantes de cada classe, sendo uma menina e um menino.


Vem aí 1º São João São Mateus no Sítio Histórico Porto

31/05/2012 | Setor: Turismo

O 1º São Mateus São João vai movimentar o Sítio Histórico Porto
A Prefeitura de São Mateus promove nos dias 8, 9 e 10 de junho o 1º São Mateus São João que acontecerá no Sítio Histórico Porto. A intenção é resgatar a cultura das tradicionais festas juninas no município e incluir o evento ao calendário anual de festividades de São Mateus.
O arraiá contará apresentações de atrações nacionais como o Trio Forrozão e o grupo Rasta Chinela e de bandas locais que agitarão o São João com muito forró. Além disso, haverá barracas com comidas e bebidas típicas, pescaria e as tradicionais quadrilhas das escolas e grupos da melhor idade do município.
Confira a programação:
• Dia 08-06 – Sexta-feira
19h às 21h – Didiu e Cia
21h às 23h – Forró Cabaré
23h à 1h – Rasta Chinela (Atração Nacional)
1h às 3h – Adriano Show
• Dia 09-06 – Sábado
17h às 19h – Coisa Acesa
19h às 20h30 – Mostra Mateense de dança folclórica (quadrilhas)
20h30 às 22h30 – Luiz Geraldino e sua turma
22h30 à 0h30 – Trio Forrozão (Atração Nacional)
0h30 às 02h30 – Ases do Forró
• Dia 10-06 – Domingo
13h às 15h – Star Bodico
15h às 17h – Mostra Mateense Dança Folclórica (quadrilhas)
17h às 19h – Forró Cipó
19h às 21h – Billy e Zaidan
 
Outras informações:
Secretaria Municipal de Turismo
turismo@saomateus.es.gov.br
(27) 3767-8898